éden.

tree

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Gênesis 2:8

Jardim do Éden. Ficção ou um fato real? Para muitos teólogos, a história narrada no Genesis não passa de um mito que ilustra o início da criação. Seria esta história apenas uma alegoria, transmitida ao longo do tempo pela tradição oral e escrita? Ao analisar as escrituras sagradas, evidências arqueólogicas e folclóre de povos pós-diluvianos, podemos colocar um pouco mais de luz sobre esse mistério.

A bíblia nos trás coordenadas geográficas do local onde o jardim localizava-se:

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.”

Gênesis 2:9-14

Os rios Tigre e Eufrates são famosos e suas localizações, fáceis – observe o mapa.

Tigr-euph

Ambos delinitam a Mesopotâmia ou “Terra entre os rios”, e graças a detalhes precisos da bíblia, sobre a geografia do local (Êxodo 23:31, Deuteronômio1:7, Gênesis 2:14, Jeremias 2:18), temos certeza que os rios Tigre e Eufrates contemporâneos são os mesmos mencionados na bíblia, assim pontos de referência para o Éden bíblico.

A respeito do primeiro rio, a passagem bíblica afirma que ele rodeava a terra de Havilá, onde havia muito ouro. De acordo com Nahum Sarna, respeitado erudito do Antigo Testamento, existem duas possíveis localidades para identificarmos como Havilá: Arábia e Núbia, já que o nome desse país em egípcio antigo (neb) significa ouro. Porém, diversos outros textos bíblicos que mencionam Havilá (Gn 10:7, 29; 25:18; 1Sm 15:7; 1Cr 1:9, 23) sugerem que a localidade ficava na região da Arábia. De acordo com Gordon J. Wenham, autor do comentário de Gênesis da série Word Biblical Commentary, “certamente Arábia era uma fonte de ouro na antiguidade”.

Quanto ao rio Giom, as Escrituras afirmam que ele rodeava a terra de Cuxe. Ora, algumas passagens bíblicas (Is 20:3, 5; Jr 46:9[1]) sugerem que esse é o antigo nome da Etiópia.

Juntando as informações que obtivemos do texto bíblico, podemos supor que o jardim do Éden compreendia uma região desde o rio Tigre na Mesopotâmia indo até a Etiópia, próximo do Egito. É interessante notarmos que quando fez aliança com Abrão, em Gênesis 15, o Senhor prometeu dar a ele e a descendência dele a terra que abrangia desde “o rio do Egito até ao grande rio Eufrates” (v. 18). [fonte]

Pelas evidências geográficas citadas na bíblia, o Éden estava realmente na Terra. Abaixo um episódio do programa “Evidências” apresentado pelo Dr. Rodrigo Silva, no qual é discutida a existência de Adão e Eva.


2 Respostas to “éden.”

  1. As apresentações do Pr. Rodrigo Silva são bastante claras e elucidativas. Como sou teólogo iniciante, gostaria de saber se há outras apresentações/artigos sobre arqueologia bíbloica deste Pastor.
    Grato
    Evermar Andrade
    Curitiba – PR

  2. Olá. Estou interessado em aprender mais sobre este assunto, localização do Éden.
    Pelo que li acima a localização do Eden ficava na Mesopotâmia. Minha dúvida reside no fato de que após o dilúvio a formação geológica e posição geográfica foram alteradas significativamente, e os rios Tigre e Eufrates não devem ser os mesmos e nem estarem geograficamente na mesma região.
    Poderiam indicar algum estudo mais aprofundado sobre este tema?

Deixe um comentário